A História da Vitória de Santo Antão disponível na internet

Notícias, Projetos Comentários

Professor Aragão

Os três volumes do livro “A História da Vitória de Santo Antão” vão estar disponíveis na internet a partida próxima segunda-feira (03 de agosto). Os livros foram lançados na década de 80 pelo professor José Aragão Bezerra Cavalcanti e narram o desenvolvimento do município em vários aspectos desde sua fundação em 1626.

Todo o acervo ficará acessível para consulta e download de forma gratuita na página do vereador Edmo Neves (PMN), o endereço éwww.professoredmo.com.br.

“Com essa iniciativa esperamos facilitar o acesso para os vitorienses. Como o livro encontra-se esgotado e existem poucos exemplares disponíveis para consulta na cidade, tivemos a iniciativa de tornar a história da nossa cidade disponível na internet para quem quiser pesquisar sobre as origens de Vitória de Santo Antão”, explicou  Edmo Neves (PMN).

A partir da ideia inicial foi feito um contato com José Maria Aragão, filho do autor, que  fez uma articulação com os irmãos dele e todos autorizaram assinaram um termo de cessão dos direitos autorais, autorizando, desta forma o uso.

“É preciso parabenizar os filhos do professor Aragão pela renuncia aos direitos autorias e pela vontade de ver o grande legado do pai deles eternizado para a atual e futuras gerações. Essa é uma atitude concreta de preservação da história de Vitória de Santo Antão”, enfatiza o vereador.

O processo de digitalização ficou a cargo do jornalista Luís Boaventura. As 993 páginas, dos três volumes passaram primeiro por um processo de limpeza e foram copiadas numa máquina Xerox. Em seguida foi tudo escaneado, manualmente, uma a uma e transformado em arquivos pdf.

Após esse processo, todo o acervo fica disponível para leitura e com mais facilidades inclusive para a consulta. “Quem quiser pesquisar sobre Mariana Amália ou a Hecatombe da Vitória, por exemplo, basta colocar as palavras chaves no buscador e ir direto ao assunto”, explica Boaventura.

A data para o lançamento do material na internet não poderia ser melhor: o feriado de 03 de agosto, quando os pernambucanos (e de forma especial, os vitorienses) comemoram os 370 da Vitória da Batalha do Monte das Tabocas, a primeira das três lutas que terminaram com a expulsão dos holandeses de Pernambuco.

Clique no livro para fazer o Download do PDF.

Lvolume-01   Lvolume-02   Lvolume-03