Campanha educativa contra Aedes Aegypti na pauta do #Avança33

Notícias Comentários

IMG_8133

Preocupado com os altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, o Professor Edmo Neves (PMN) incluiu uma campanha educativa de conscientização para que as pessoas eliminem os focos do mosquito Aedes Aegypti de dentro de casa. Além da dengue, o mosquito também transmite a febre chikungunya e o zika vírus, este último responsável pelo atual surto de microcefalia em Pernambuco.

A ação do #Avança33 que acontece no Loteamento José de Lemos, no próximo sábado (05) a partir das14 horas vai ser para conscientizar as pessoas da necessidade de fiscalizar tudo que é possível de acumular água dentro de casa. “Não dá pra esperar mais por ninguém. Cada um de nós temos que fazer a nossa parte em casa e fiscalizar se o vizinho também está fazendo. Não é possível que um inseto tão pequeno vença essa batalha”, disse o vereador.

Na ação um grupo de pessoas vai de porta em porta distribuindo material informativo sobre os modos de combater os focos do mosquito e ainda os sintomas da doença. São orientações fornecidas pelo ministério da saúde. “A mensagem a se passar é muito boa, se o mosquito pode matar ele não pode nem nascer e o sábado é um bom dia para uma grande faxina em casa”, explicou o Edmo Neves.

Esta semana, depois de pesquisadores brasileiros confirmarem a relação do zika vírus com a microcefalia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiram um alerta conjunto pedindo que seja estabelecido um diagnóstico da doença e que os países preparem a rede de assistência para um aumento no número de casos, com reforço no atendimento pré-natal e neurológico.

Este ano, o combate ao Aedes Aegypti tem preocupado muita gente e um reflexo disso pode ser visto nos requerimentos parlamentares do Professor Edmo que, entre outras coisas, pediu a regularização das visitas dos agendes de endemias nas casas e sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde acionasse o exercito para atuar como aliado nessa batalha pela vida.

Na sessão da última quinta-feira (03/12/15) o vereador convidou os outros vereadores a usarem seus carros de propagada para espalhar mensagens de incentivo ao combate do mosquito. “Estão brincando com a saúde pública. Nós precisamos, enquanto legisladores, levantar esse problema e dar, inclusive, nossa contribuição. Temos que conversar com a população e levar esclarecimento para a população” concluiu Edmo.