PROPOSTA DO PROF. EDMO: RESGATE DAS QUADRILHA JUNINAS NOS BAIRROS

Notícias Comentários

Quadrilhas

Admirador da cultura nordestina, o Professor Edmo Neves, pré-candidato a Prefeitura de Vitória de Santo Antão pelo PMN, tem como uma de suas propostas para cultura o incentivo à tradição das quadrilhas juninas, bem como o resgate dos famosos concursos de quadrilhas que aconteciam nos bairros da cidade.

“Desde maio a gente vem conversando com pessoas que eram envolvidas na organização de várias quadrilhas da cidade e conseguimos resgatar diversos vídeos com as apresentações. É para nos matar de saudade. Lembro que na minha infância, descei quadrilha no Colégio das Freiras e era muito bom. Depois de adulto, a gente costumava acompanhar os concursos das quadrilhas. Lembro, principalmente da irreverência do grupo das “Cabulosas”, que era formada só por homem (inclusive vestidos de mulher) e da “Vamp”, de Redenção”,  lembra o Professor.

Na pagina do Professor Edmo Neves, no Facebook, estão sendo publicados vários vídeos com trecho das apresentações das quadrilhas. Vai ter até um casamento matuto. O sucesso é muito grande e as mensagem não param de chegar. Ceça Lopes, moradora da Matriz, escreveu: “Como era bom ter em Vitória as antigas festas como: praças, ruas, decorações de época incentiva à população em não viajar pra outras cidades”.

Juliana Deivinho lembrou com saudades: “Eu também fiz parte de quadrilhas como ‘Dragão de fogo’, “Dona Beija’, ‘Uma noite no arraial’, ‘Beija flor’, entre outras. A gente dançava simplesmente por alegria e nada mais sinto. Muita saudades desse tempo”. Valcriviane Lima também comentou: “A tradição que não deveria acabar, era lindo sair de casa para ver os jovens dançando, sustentando uma cultura tão rica. Infelizmente não vemos mais. Uma pena”.

Professor Edmo destaca que desde o começo dos anos 2000 para cá, o apoio e incentivo às Quadrilhas Juninas perderam força em Vitória, assim como aconteceu com diversas tradições do carnaval.  Situação confirmada pelo Articulador de Políticas Públicas Integradas do Estado de Pernambuco, Aleixo Cleibson, que também interagiu no Facebook. “Dancei três anos na Quadrilha Junina Raio de Luar. Na verdade em Vitória apoio de prefeitura nunca tem e quando dão é muito pouco. Dancei e fiz parte da diretoria então sei bem do que estou falando, fora as viagens incansáveis em casa de políticos atrás de patrocínio”, destaca.

Para Neves, os gestores da Secretária de Cultura e Turismo, nas duas últimas gestões, foram omissos ao não darem espaço para essa cultura tão antiga da nossa cidade. “O incentivo às quadrilhas ocupa os jovens, tira eles da ociosidade e os afasta do tráfico de drogas, por exemplo. Além disso, poderíamos atrair concursos regionais para nossa cidade, como o que todos os anos é organizado pela TV Globo, em todo o Nordeste, e atrai turistas de toda região”.